Direito a cultura e lazer
“Toda a pessoa tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir das artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1947, Artigo XXVII parágrafo 1)
Toda pessoa possui o direito de ter contato com a natureza e com as diferentes formas de expressão da cultura humana como a arte, música, literatura, esportes etc.
Isto significa que, além descanso, para recuperar a energia gasta com o trabalho, as pessoas também precisam de tempo para se dedicar às atividades culturais e de lazer. A participação nestas atividades contribui tanto para o desenvolvimento pessoal como para uma boa saúde física e mental.
Na cidade de São Paulo, há várias opções de cultura e lazer. Conheça aqui algumas delas.
Abaixo uma lista disponibilizada na pagina do SITE: nev cidadão\ guia do direito do cidadão:http://nev.incubadora.fapesp.br/portal>
Pistas de Skate Construidas pela prefeitura.
ZONA NORTE
[ Praça do EMEF Remo
R. Alberto Gentil X R. Dionizio Bellarte
[ Praça Silva Teles
R. Marechal Tito X Av. Monte Cambessa
[ Praça Inácia Dias
R. Crispim do Amaral X R. Cambaratiba X R. Bernardo José de Lorena
[ Praça Joaquim Lopes
Av. Ultramarino X Av. dos Direitos Humanos
[ Largo do Jardim Peri
R. Indio Perí X R. Felizberto Freire X Av. Maria Antônia Martins
[ Jardim Vista Alegre
R. Firminópolis X R. Ibiraiaras
[ Parque Vila Nova Cachoeirinha
R. Dep. Emilio Carlos
[ Praça City Jaguará
R. Camilo zanotti X Estrada de Taipas
[ Praça João Boldo
Av. Comendador Feiz Zarzur X R. Silvino de Godoi
[ Praça General Milton Tavares de Souza
Av. Sargento Miguel de Souza Filha X Saida da Rodovia Pres. Dutra X R. Soldado de Abreu Antônio Medanha
[ Jardim Cabuçu
R. Miguel Arrojado Lisboa X R. Dr. Azevedo Lima
[ Praça Santíssima Trindade
R. Abura X R. Zezé Leone
[ Entrada da Casa Verde
R. Braz Leme X Rua Marambara
[ CEU Pera Marmelo
Rua Pêra Marmelo 226, Pirituba - (11) 3948.3965
[ Parque da Juventude (antiga área do presídio) Carandirú
Oferece: Variedade de obstáculos de steet, barras, quarters, funbox, corners, bordas além de uma área só para iniciantes.
Como pode-se notar na lista acima muitas pistas para o divertimento e competição dos skatistas da zona norte foram construidas, porém uma delas citada na lista não existe. Isso foi o que contou um praticante do skatismo morador do bairro. Para conferir a denúncia a redação do blog foi pessoalmente na intencção de conferir a veracidade dos fatos;no local citado onde teria sido construido uma pista de skate no cruzamento entre as ruas Indio Perí R. Felizberto Freire e a Av. Maria Antônia Martins, lugar conhecido como a pracinha ou largo do jardim peri,''_ procuramos a tal pista mas não a encontramos. Segundo os populares do bairro desconhecem a obra procurada pela redação e nunca tinham ouvido falar a idéia de uma pista de skate por essas bandas, o que se sabe é que a pista mais próxima existente para a prática desse esporte fica no bairro do Lauzane Paulista a mais de 1 km desse bairro. Os moradores indignados reclamaram ainda que além da ausência dessa tal pista de skate no largo do jardim peri o bairro não possui nenhum outro tipo de lazer oferecido pela prefeitura, não existem àreas verdes e de lazer para a população ferindo ai o não cumprimento dos deveres a suprir os direitos de cidadania aos cidadãos comuns, sendo que nos bairros mais favorecidos existem muito mais áreas para lazer do que usários a usufruirem.
Vamos cobrar da regional da casa verde\cachoeirinha sugerindo ao subprefeito dar um parecer sobre a existencia da pista de sakate dada como construida, mas que no local o que encontramos foram terrenos abandonados e cheios de lixo..
Robinson Dias 06 de abril de 2007