JARDIM PERY: PROBLEMAS PARA TODOS OS LADOS
Os problemas do bairro ‘’Jardim Pery’’ Zona Norte de São Paulo não fogem muito daqueles observados nas demais regiões da cidade. Trânsito desorganizado e caótico, falta de segurança, falta de áreas verdes e a má conservação das ruas e galerias são as reclamações comuns entre os moradores. Dentre os comerciantes, a principal insatisfação é a multiplicação de camelôs, que atrapalham o comércio formal nos principais pontos da região. Na Av, Pery Ronchetti, e localidades da pracinha do bairro, as calçadas estão sempre ocupadas por muitas barracas, mantendo a frente das lojas entupida e a passagem das pessoas vira um martírio. Na calçada do posto de saúde (UBS), as pessoas tem que ficarem em meio da avenida enquanto esperam pela condução, os pedestres são obrigados a transitarem em meio a via, os riscos de atropelamentos são constantes.
Segundo dados da Subprefeitura Casa Verde, cresceu muito esse tipo de comércio informal, as barracas espalhadas pelo centro e também nas periferias. Afirma ainda que a dificuldade de fiscalização é grande em virtude da pequena quantidade de agentes fiscais. O intuito atual é duplicar ou até triplicar a quantidade de material humano (funcionários) para facilitar os serviços, Enquanto não há contratações de pessoal a comunidade e os comerciantes devem ter paciência.
‘’Como sempre, há de entender que todos os serviços dispensados pela prefeitura são mesmo demorados, eles sempre se desculpam ou de falta de recursos ou de pessoal, se não for de gestão, muitas vezes para uma simples limpeza de rua ou o desentupimento de um bueiro temos que recorrer a ouvidorias e mesmo assim ficamos a espera do cumprimento do dever deles nas varias questões, eu mesmo tenho como prova uma grande coleção de protocolos de pedidos que não foram atendidos a mais de anos, mas estão dados como feitos
Em todas as administrações que se passaram o atendimento é o mesmo, tem cedido o pior dos atendimentos para o nosso bairro e muito pior ainda para a Rua Brasiluso Lopes onde moro, interditada e abandonada desde 2004. Reclama Robinson morador antigo do bairro.
Outro ponto lamentável e comprovador dos fatos assistidos em uma caminhada pelas ruas do bairro esta na questão da falta de espaço de lazer, sobrando apenas calçadas, ruas de asfalto e uma pequena quadra da escola central como área para a prática de esportes, isso quando a quadra esta aberta. Outros moradores reclamam ‘’As crianças brincam de bola e empinam pipas no meio da rua, pois não há nenhum espaço, o problema é que com o aumento do transito em todas as ruas o perigo de atropelamentos é grande, não temos mais sossego nesse bairro e alguém tem que fazer alguma coisa pra mudar. Disse moradora Lurdes da Silva.
Infelizmente temos que entender que todo o mal atendimento aos bairros da periferia sempre foram da mesma forma dispensados aos munícipes, diferentemente como aqueles bairros em regiões de moradores com situações financeiramente acima desta. Assim nós residentes neste bairro devemos desatar todos os nós da preguiça de cidadania individual e partirmos para a cobrança em todos os aspectos e anseios, buscando o cumprimento por parte dos governos das esferas do município, estadual e federal para com a nossa região, em especialmente para o bairro JARDIM PERY, que carece de um melhor olhar por estes citados.