COMO ENFRENTAR ENCHENTES
Durante a enchente: evite o contato com as águas, certamente estão contaminadas e podem provocar doenças e acidentes. Em caso de febres, vômitos, diarréia, dores musculares (principalmente na barriga da perna), ferimentos ou outros sintomas procure a unidade de saúde mais próxima, informando o médico sobre o contato com a água contaminada.
Inutilize todos os alimentos que tiveram contato com as águas;Lave e desinfete os objetos que também tiveram contatos com elas, usando uma colher (de sopa) de água sanitária para cada litro de água limpa;Tenha cuidado ao remover os móveis. Cobras, ratos e aranhas costumam aparecer depois das enchentes;Não use água de fontes e poços;
A água usada para beber ou cozinhar deve ser fervida ou clorada: coloque a água em uma vasilha com duas gotas de hipoclorito de sódio, 2,5% para cada litro de água, deixe descansar meia hora antes de usá-la;Mantenha sua vacina contra tétano em dia, vá a qualquer Unidade Básica de Saúde do Município. E, tome cuidado porque as chuvas podem transmitir Hepatite.
Em caso de entupimento na rede de esgoto procure imediatamente o DAE através dos telefones 2181-1800 ou 2181-1825 e 115 (emergência).
Sempre coloque o lixo no lixo
O lixo jogado e acumulado nas vias públicas provoca o entupimento e obstruções das “bocas de lobo” (bueiros) e canalizações de escoamento pluvial. Ajude-se e ajude a comunidade, embalando o lixo em sacos plásticos e colocando-o para ser recolhido pelo pessoal da limpeza pública em locais adequados.
Nas áreas sujeitas a inundações
O levantamento dos móveis, geladeira, fogão e todos os outros objetos que possam ser removidos;
Desligue os aparelhos elétricos e eletrônicos, a chave geral e feche o registro de entrada de água (cavalete);Nunca jogue lixo nas ruas, córregos ou rios;
Mantenha sempre quintais e bueiros limpos. Assim a água das chuvas podem escoar mais rapidamente;
Mantenha os ralos e calhas desobstrídos;Nunca bloqueie a passagem de água que vem das casas de cima da sua;
Embale bem o lixo e coloque-o em locais altos (caçambas ou lixeiras);Procure abrigar-se em locais altos e secos.Cuidados no Trânsito:
Diminua a velocidade e aumente a distância do veículo da frente;Procure locais altos e livres de enchentes;
Não feche cruzamentos e facilite a passagem de veículos de socorro;Procure orientação pelo rádio;Se tiver que cruzar áreas alagadas, dirija devagar, mantendo sempre o carro acelerado.
Espere sempre que o carro da frente acabe de cruzar a área alagada para iniciar sua travessia.