A SEIS MESES AMANHECE ASSIM A RUA BRASILUSO LOPES...
-------------------------------------------------------------------------
S.O.S.BRASILUSO Moradores prometem cobrar pessoalmente do Prefeito Gilberto Kassab a definição da limpeza de emergência para a Rua Brasiluso Lopes e da prestação dos recursos prometidos pelo governadorJosé Serra...
_Infelizmente nem tudo o que é lixo pode ser levado no nosso carro coletor, por exemplo, essa lama de esgoto espalhada pela rua'', isso foi dito por trabalhadores de coleta domiciliar, enquanto atravessavam a rua brasiluso em meio á borra negra de esgoto espalhada pelo chão. A rua vive constantemente alagada mesmo nos dias secos e há. um ano foi transformada numa fossa a céu aberto. Esses dois funcionários da empresa coletora '' LOGA'' conhecem muito bem o problema desta rua e comentaram entre si enquanto faziam seus serviços; ''_ de todas as outras ruas do bairro a Brasiluso Lopes é a que na atualidade tem sido mais castigada pela situação de caos e abandono nos serviços de conservação e manutenção, mas a nossa parte a gente faz’’.
Além do problema da água parada que volta do córrego para a rua, outro agravante é a falta de saneamento básico ligado a rede coletora da SABESP, que nega as solicitações feitas, de ligação a população local. No final do mês de fevereiro, o governador José Serra, em entrevista para uma rádio da capital, anunciou que, a pedido do prefeito Gilberto Kassab, seu sucessor na prefeitura, a liberação da quantia de R$ 200, 000,00 mil reais, recurso este a ser usado para a contratação de uma máquina de aluguel, ‘’ Robô Tec’’ maquinário e mão-de-obra para a execução de serviços de limpeza e desassoreamento, de fundo de vale, locais estreitos e de difícil acesso. Quase três meses se passaram e os problemas se agravaram, se os recursos vieram ainda não se sabe, mas até o momento nada tem sido feito.
Moradores prometem cobrar pessoalmente do Prefeito Gilberto Kassab a definição da limpeza de emergência para a Brasiluso Lopes e da prestação dos recursos prometidos pelo governador.
OS ÓRGÃOS CULPADOS DIRETAMENTE, INTERMEDIÁRIAMENTE E INDIRETAMENTE PELA ATUAL SITUAÇÃO DE CAOS E ABANDONO DA RUA BRASILUSO LOPES SÃO; SABESP E PREFEITURA...
Diascioli : quarta-feira, 17 de maio de 2007 00:24:47
_________________________________________________________________
quarta feira, abril de 2007_19:09:44
A moradora Lazara de Oliveira, líder comunitária, residente no bairro do Jardim Pery, do lado esquerdo da rua Brasiluso Lopes, mostra com ar de contentamento duas páginas de um comunicado do Mistério Publico do Estado de São Paulo ( datada em; 20/04/2007). O documento expressa uma ordem do mistério das cidades, a destinação da verba de R$ 115,9 milhões para a conclusão de canalização do córrego do Guaraú. A obra é de extrema urgência para a urbanização e revitalização do bairro que sofre em varias questões de falta de atendimento pelo bem público sendo o pior de todos a falta de saneamento básico. .
O córrego do guaraú, desde a sua nascente ao alto do perímetro que compreende o bairro bem ao pé da serra da cantareira seguindo até a parte mais baixa do seu curso dágua, na divisa entre o bairro do jardim pery e a vila continental tem as suas margens muitas moradias irregulares, e áreas de invasões que dificultam nas ações de limpeza e o seu desassoreamento. O nível do córrego hoje já encontra-se no mesmo nível de algumas ruas que estão sendo comprometidas pela paralisação da obra, é o caso da rua Brasiluso Lopes que 2 anos está obstruída por alagamentos constantes, impedindo a passagem de veículos e pedestres.
Essa mesma obra de canalização que vem sendo executada a passos de tartaruga desde algumas gestões passadas esta paralisada a mais 3 anos por falta de recursos; a prefeitura por sua vez, quando consultada, se desculpa sempre da falta de recursos que não sendo repassados, pelo governo estadual e federal frearam a obra. Assim como a Sra Lazara, muitos moradores do entorno de toda a extensão do córrego ainda a ser canalizado, moradores das ruas paralelas e entorno da obra parada muitos outros que se mudaram para outros bairros, muitas casas estão abandonadas sem mesmo poderem ser alugadas, também o comércio local reclama da indefinição e dizem estar a espera da conclusão da obra de infra-estrutura para a decisão definitiva da urbanização local, Fica difícil de se empreender bons negócios ou melhorar os nossos imóveis na situação que se encontra o nosso bairro sem saneamento básico decente e a conclusão do sistema de transito que é muito caótico devido também a conclusão de todas a sobras a serem concluídas.(....) _‘’São 30 anos de espera para o término dessa canalização, muitas promessas foram feitas e muito poucas cumpridas, já vimos muita gente aparecer por aqui, gente da prefeitura, gente da regional casa verde, sabesp, sanitaristas, e gente da secretaria de planejamento, já vieram reportagem de várias emissoras de rádio, televisão e imprensa escrita e tudo o que conseguimos até hoje foram mais promessas, promessas e mais promessas e apesar de todo esse esforço até hoje a rua onde moro acabou sendo transformada nessa situação de abandono total, hoje em dia até o comércio que sempre foi de onde ganho o meu sustento esta sendo ameaçado, pois com a falta de fluência do curso dágua do córrego, a água esta voltando para o meio da rua deixando sempre alagada, antes era só quando chovia, mas hoje em dia mesmo chover, em dia de sol, a rua vive constantemente alagada e o pior é que toda água parada se mistura com esgotos e transformou nossa rua numa fossa a céu aberto, tanto eu quanto outros moradores pensamos sempre em nos mudar-mos, agora com essa noticia espero que a melhoria venha depois da tempestade, já sofri m uito.’’ Informou Lazara de Oliveira.
Outros moradores do bairro, tem cobrado em muito os órgãos públicos para a urbanização do bairro, estes mesmos moradores estão preparando uma reunião com dirigentes do gabinete da secretaria de obras da cidade de São Paulo para a formação de uma espécie de comissão para fiscalizar o andamento da obra. Estaremos de olho muito abertos !!!! foi o que disse um grupo que esta se formando para as cobranças..
Diascioli,19:08:37