Obras da SABESP e da Prefeitura provocam o Caos no Jardim Pery zona norte, com muita água e muita lama.
Ha mais de um mês uma montanha de lama negra (terra com esgotos e muito barro) retirada nas escavações para a conclusão da primeira caixa elevatória da Rua Brasiluso Lopes tem provocado muitos problemas á moradores e pedestres que por ela circulam. A obra que visa atender uma antiga reivindicação da população local é extremamente necessária para a urbanidade do bairro, mas devido o lento andamento dos serviços os alagamentos pioraram devida quantidade de lama espalhada com a água da inundação.
Segundo a moradora e comerciante Josefa, a situação da rua piorou muito com as duas obras. ‘’ Se antes era enchente de água agora é com lama negra e esgoto, o córrego encheu em menos de meia hora, a chuva levou a água lamacenta para dentro das casas’’. Zefa afirma que convive com as enchentes há oito anos, mas desde 2005 tudo piorou com o mau atendimento da regional Casa Verde. O salão de seu pequeno comércio é fechado com uma parede de 1,20m de altura para evitar a entrada da água. A assessoria da regional casa verde chegou a afirmar no inicio do ano que seria feito o rebaixamento da calha do córrego, ao contrario disso o nível esta subindo cada dia mais. Disse Zefa
Outro morador local Brunno Scioli, 21 anos, reclama sobre o drama que tem acontecido com a obra na rua. ‘’ Eles escavaram o buraco para a primeira caixa até ela descer ao nível, mas demoraram mais de 15 dias para fazer a retirada da terra, fizeram três tentativas, duas vezes por falta de área de transbordo trouxeram o material de volta, quando veio a chuva no domingo a noite só podia ter acontecido essa meleca nas nossas casas, lama, lama e lama, quero saber se isso faz parte dos programas ‘’ Cidade Limpa e Córrego Limpo’’ do governo do estado e da prefeitura da cidade de São Paulo’’.
Um site da prefeitura informa que as obras de construção da rede elevatória da Rua Brasiluso Lopes estão sendo realizadas em conjunto entre SABESP e a Subprefeitura Casa verde e visa atender uma antiga reivindicação dos moradores do bairro, com a obra será retirado os lançamentos de esgotos no córrego Guaraú. Entretanto para a contenção das enchentes o problema levará mais tempo para ser resolvido, pois depende da retirada de moradias as margens do curso do córrego para ser feita a canalização e depende de parceria que outras secretarias.
A população do Jardim Pery, principalmente da Rua Brasiluso Lopes, irritada com todo o mau atendimento cedido em todos esses anos, tem se mobilizado e feito reclamações em todo tipo de midia, escrita, radio, TV, internet, blog´s ou até mesmo nas pixações em muros da rua com frase de efeito contra os responsáveis. Nos muros próximos ás obras em execução há frases pixadas de protesto contra os responsáveis pelo mal atendimento’’ Obras da Prefeitura’ e ‘’ Sabesp causa Hepatite’’.
No mês passado no Jornal da Bandeirantes, ao vivo Datena cobrou do subprefeito Marcos Duque Gadelho, que prometeu em 40 dias dar uma resposta sobre a conclusão das obras da canalização, no dia afirmou Gadelho que só mesmo o rebaixamento da calha do córrego Guaraú os problemas serão resolvidos por completo.
Reporter Diascioli, 23 de outubro de 2007