Que o trânsito em todo o país é problemático, não temos dúvida, mas o que o levou a tornar a situação do transito do PERY ficar assim tão caótica e absurda?
No caso dos bairros, sabemos todos que a verdade é que as ruas que foram projetadas há décadas já não comportam mais o transito que aumenta a cada dia. O alto índice de veículos por habitantes, a desorganização dos setores públicos responsáveis pelo gerenciamento e a organização do setor não tem comparecido. É o caso das ruas e avenidas do Bairro do Jardim Pery, zona norte da cidade de São Paulo. Na Avenida central ‘’Pery Ronchetti’’ o congestionamento é diário, às vezes atinge toda a sua extensão transformando o bairro num verdadeiro inferno, o transito tem sido tão lento como nas avenidas do centro da cidade. Disse o comerciante Bernardo Dias. Ainda na mesma avenida existe o fato de não haver fiscalização, prova disso é a continuidade de irregularidades cometidas, veículos estacionados por todos os lados, lixo espalhados e buracos que se emendam uns nos. No cruzamento entre a P. Ronchetti e a Joaquim Dias Pinto há uma grande cratera causando lentidão e transtornos a todos.
Partindo do princípio do entendimento, aqui no Pery os problemas ocorrem devido ha uma série de abusos cometidos, mas os mais aparentes são; a via estreitada por uma soma de buracos e a falta de fiscalização dos agentes de transito proibindo as manobras e estacionamentos irregulares. Mas, se por um lado existe a desorganização de setores públicos envolvidos, por outro há também motoristas, manobristas e até pedestres que desrespeitam as normas do código nacional de trânsito. O morador José Inácio Meira, 53 anos, reclamou que os buracos espalhados pela pista, somados aos inúmeros veículos estacionados irregularmente obrigam manobras perigosas, provocando atropelamentos e acidentes até fatais; ’’_ Os caminhões estacionam qualquer hora do dia e em qualquer local para carregar ou descarregar mercadorias nas lojas e fabricas, eles estacionam nos locais proibidos, atrapalham sempre o transito, principalmente das diversas linhas de ônibus que por esta avenida circulam, já fizemos muitas reclamações aos órgãos competentes; CET, DSV e PREFEITURA, mas nada ainda foi resolvido, nem mesmo os buracos na pista tem sido tapados.
Moradores de outras partes do bairro reclamaram que devido os congestionamentos na avenida central, em outras ruas antes sem movimento, hoje o transito vem se intensificando e tirando o sossego dos moradores.
Segundo a Prefeitura; este é um drama que aflige não só o bairro do Jardim Pery ou apenas a cidade de São Paulo, mas sim todas as grandes cidades brasileiras, sendo de responsabilidade a questão é a falta de planejamento e de gestão. As populações acabam crescendo mais rápido do que a capacidade de planejar.
Existe um projeto de reorganização do sistema de transito para o Jardim Pery a ser desenvolvido pelos setores de planejamento e de urbanismo, ambos da Prefeitura. No projeto, que visa a melhoria de toda a região, estão inclusos recursos para uma redefinição do sistema de transito local; tendo como base a construção e a pavimentação de duas pistas paralelas ao córrego Guaraú, atualmente sendo em partes canalizado; as duas pistas que interligadas desde a avenida Afonso Lopes Vieira até a Av, Santa Ignez tende a dinamizar a passagem de veículos que alternativamente atravessam por dentro do bairro.
Ainda contidos ás obras, o projeto prevê em outras ruas do bairro o remanejamento á mão única, dando mais agilidade para a entrada e saída do bairro, também consta a reorganização e uma nova definição em algumas linhas e itinerários de ônibus. Em noticia publicada ainda no mês de abril de 2007, existem recursos do PAC para serem liberados á obras de urbanização da zona norte, partes desses recursos serão destinados para essas emergências.
Os moradores mais antigos que já esperam pela melhora nas questões discutidas, clamam agora pela urbanização do bairro e tão somente ainda querem ver de perto o bairro com as melhorias que a população merece.