26 de Julho de 2008
Famílias de quase uma rua inteira no Jardim Peri ainda continuam dividindo moradias com esgoto a céu aberto. Assim também é a residência da família Diascioli, que moram na Rua Brasiluso Lopes. Tanto esta quanto outras famílias vivem o drama de ter a frente de suas moradias ‘’o esgoto de boa parte da vizinhança e das ruas de cima que desembocam todas na mesma via e a céu aberto. Segundo a proprietária Luisa Scioli, "Depois de muito reivindicarmos o direito de ter saneamento básico a SABESP foi obrigada a construir uma rede elevatória de esgotos, mas por incompetência da prefeitura que não cumpre a sua parte nas obras ainda continuamos desconectados da rede coletora da SABESP. O fato é que devido a obstrução de um canal a rede não pode ainda entrar em funcionamento. Este serviço é de responsabilidade da regional casa verde que apesar de toda a reclamação feita ainda continua nos devendo serviços cobrados a mais de dois anos seguidos.", explica.
A moradora conta que vive no local faz 15 anos e nos últimos três o problema se agravou mais ainda, chegando aponto de muitos moradores se mudarem de suas casas. A situação preocupa Luisa, que tem três filhos, duas são pequenas, ela disse sentir um grande medo de doenças causadas pelo esgoto em frente a sua residência. "Esse ‘nojeira’ correndo aqui pode até causar alguma doença nas minhas crianças. Eu e mais um grupo de moradoras lutamos por muitos anos para essa obra sair, e agora a prefeitura não faz a sua parte, e sempre se defende da falta de recursos ou que o problema é da SABESP e que não tem nada pra arrumar", fala a moradora. A situação se torna ainda pior nos dias de calor, o que, segundo ela, faz com que o cheiro se torne forte e desagradável.
Em visita ao local, vê se uma grande problemática e desurbanidade provocada pelo abandono da subprefeitura que o primeiro órgão responsável. A obra da SABESP, que era de maior porte e dificilmente seria construida não fosse o embate feito por um grupo de moradores já foi concluída apesar de ter expirado em todos os prazos, mas esta pronta. Entretanto, não vale de nada ainda, pois devido uma obstrução em uma passagem entre a Rua Brasiluso e o leito do córrego Guaraú não tem como funcionar para fazer a coleta dos esgotos ainda. Isto foi dito em uma ultima reunião entre técnicos da SABESP e da Prefeitura e moradores locais.
Além destes problemas, tem também a questão da pavimentação com desníveis no asfalto da Rua Brasiluso, após a conclusão da obra o piso ficou em total deformidade provocando sérios riscos de acidente. Em matéria feita pela gazeta da zona norte, o subprefeito da regional casa verde/ cachoeirinha, Marcos Duque Gadelho, disse que faltam reparos em toda a pista e nas calçadas que certamente deverão ser levantadas devido desníveis do asfalto, mas ainda não há previsão de inicio e nem orçamento pata ser feita.
Texto e fotos: Robinson Dias
®www.jardimpery.com/2008