MESMO SEM CHOVER A RUA VIVE CONSTANTEMENTE ALAGADA, COM AS CHUVAS RECENTES ENTÃO PIOROU....
A chegada da época das chuvas provoca muita apreensão nos moradores do Jardim Peri na zona Norte da capital. Isso acontece porque o bairro é cortado por dois córregos o do Guaraú e o córrego do Arboreto da Vila Amália, que sempre transbordam com chuva forte.
Segundo Robinson Dias residente na região; dizer que os moradores também são responsáveis pelas enchentes não serve como justificativa. De acordo com ele, os habitantes das margens estão mais conscientes e têm evitado jogar lixo nas águas dos córregos. “O problema só deixaria de existir se os córregos fossem canalizados ou se os leitos fossem aprofundados e o lixo retirado. Fizemos os pedidos por meio de um ofício à gestão municipal anterior,e não fomos atendidos”,explica. O mesmo morador diz que a resposta foi que essas obras exigem planejamento e que não há verba disponível no momento.
Sofrimento
De acordo com ele, o relevo do bairro lembra o ralo de uma pia e a cada chuva seje fraca ou forte a água atinge até um metro e meio. No ultimo mes (fevereiro)a chuva chegou a 2 metros de altura e muitas famílias perderam tudo o que tinham. Em uma situação como essa todos sofrem, principalmente as crianças”, destaca. As complicações não param nos bens de valores,porque o maior valor é a nossa vida que também esta sendo ameaçada pela falta de higiene,pois ale de todos os problemas de enchentes e transbordos dos córregos todo o bairro do jardim peri não possuem saneamento básico, a SABESP unida a regional da casa verde são os orgãos responsaveis diretos ás obras e a manutenção saneando esses problemas, mas que até o momento só tem sido omissos e fechado os olhos para a situação caótica.
Maria Luisa outra moradora lembra que com as enchentes vêm as doenças, como a leptospirose (doença provocada pelo contato com a urina de ratos): “Na última enchente, no ano passado, três moradores das imediações do córrego Guaraú, sofreram com a doença, uma vitima fatal. O sr Hugo de Oliveira diz estar a procura de novo imóvel para mudar da rua brasiluso lopes devido aos alagamentos contantes:ele afirma; Tenho medo de perder novamente o que tenho dentro de casa, ja tive perdas em janeiro e nada me foi ressarcido, quando estou no trabalho e começa a chover ja fico preocupado com a minha casa e a minha familia. Os moradores tem a consciência da quantidade de problemas que o atual subprefeito, Marcos Duque Gadelho tem pela frente, mas defende que o poder público não pode deixar de olhar pelo bairro. “Não temos a quem recorrer e precisamos com urgência de uma solução”.
****************************************************************
Fique sabendo que:
_Enchente ou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência.
Existem cheias artificiais provocadas por erros de operações de comportas de vertedouro de barragens ou por erros de projetos de obras hidráulicas como bueiros, pontes , diques , etc.
Como todo fenômeno natural pode-se sempre calcular o período de retorno ou tempo de recorrência de uma enchente.
Quando este transbordamento ocorre em regiões sem ocupação humana, a própria natureza pode se encarregar de absorver os excessos de água gradativamente, gerando poucos danos ao ecossistema, mas podendo gerar grandes danos à agricultura.
Quando o transbordamento dá-se em áreas habitadas de pequena, média ou grande densidade populacional, os danos podem ser pequenos, médios, grandes ou muito grandes, de acordo com o volume de águas que saíram do leito normal e de acordo com a densidade populacional.
A ciência que estuda os fenômenos das enchentes é a Hidrologia que é normalmente ensinada nos cursos de Engenharia Hidráulica, Engenharia sanitária , Engenharia Ambiental e outros.
Algumas obras podem ser realizadas para controle das enchentes tais como bueiros, diques , barragens de defesa contra inundações ou mesmo obras de Revitalização de Rios, muito utilizadas na Holanda e na Alemanha.
Morador reclama por solicitações de que estão dados como efetuados, porém não foram nem iniciados,
3 comentários:
Vi o blog e achei muito boa a idéia e a iniciativa de divulgar o mal atendimento da prefeitura, morei nessa a rua a mais de 20 anos a traz e nunca imaginei que um dia ela ficasse tão precaria e intransitavel como esta, é uma pena; ........lamento muito e acho que é uma prova da falencia multipla dos orgão do estado e da prefeitura...
muito bom ter vc por aqui Jõao Quanto tempo heinn, me lembro muito bem de voce e seus irmãos......... pois é João, a rua mudou muito desde aqueles velhos tempos, hoje em dia nem mais futebol se joga aqui na rua,acho que daria pra brincar de canoagem ou mergulho....kkkkkkkkkkk...... é sério João...... além do bairro não ter nenhum espaço cultural ou área de lazer, biblioteca e escola de qualidade, alem de toda a crencia em todos os tipos de atendimento ainda temos que conviver agora com o aumento nas cheias d rua po falta de manutenção do córrego....... abçcs
sou moradora do jardim peri e sempre usava essa rua para passar para o centro deo bairro mas nos dias de hoje prefiro dar a volta, pois alem da dificuldade de trasitar nessa rua apé ou motorizada tenho medo das doenças possiveis de se contrair , já que essa agua parada é misturada com os esgotos do bairro.. eu moro do outro lado da brasiluso e ja tenho ela como um caminho que não faço mais ja a mas de 5 meses....
Denise gonçalves
Postar um comentário