HISTÓRICO DO JARDIM PERI
As favelas do Sucupira e a do flamengo surgiram com a construção das obras da sabesp e do complexo de prédios do forum da barra funda .
A favela do sucupira veio para o bairro em meados de 1979 no governo do Sr – PAULO SALIM MALUF (o rouba + faz\ estupra + não mata)_Mandato: 15/03/1979 a 15/05/1982. Tendo sido apoiado pelo prefeito da época o Sr 1975 – OLAVO EGÍDIO SETÚBAL.(São Paulo, SP – 1923).Mandato: 16/04/1975 a 12/07/1979.
Em meados de 1979, para a construção do complexo de prédios do forum da barra funda foi preciso de um grande espaço que comportasse a obra, assim o governador da época ''Paulo Maluf '' optou pelo mais simples, rapido e barato, que foi a remoção da grande favela existente ali na região da barra funda jogando-os para o terreno onde hoje abriga a favela do sucupira e que seria o local destinado a construção de área de lazer do jardim peri, a promessa do prefeito naquela época o Sr Olavo Setubal era uma solução posterior; ''primeiramente as familias seriam levadas para abrigos e alojamentos improvisados até que moradias fossem construidas para todas as familias que tinham sido removidas. A promessa nunca foi cumprida e por falta de opção e outras alternativas os moradores humildemente acabaram construindo em mutirão suas própias casas ás margens do córrego e em todos os terrenos próximos que tivessem desocupados, o prefeito o Sr Reinaldo de Barros seu sucessor na prefeitura também não mexeu uma palha para a resolução e assim a favela instalou-se de vez e sofre até os dias de hoje pela ausencia municipal e estadual.
A favela do sucupira necessita urgentemente de asfalto na Avenida Afonso Lopes Vieira; existe um projeto de urbanização do bairro que já tem cerca de 30 anos. Na gestão de Marta Suplicy a obra de asfalto da Avenida Afonso Lopes Vieira andou mais rapidamente, no entanto nos últimos meses do seu governo as obras foram paralisadas tanto na continuação da avenida quanto da canalização do córrego. Ainda na gestão da prefeita, as margens do córrego onde se encontravam muitos barracos e palafitas tiveram que serem desapropriadas para dar passagem a continuação da Avenida Afonso Lopes Viera e para a recuperação do córrego. As famílias que moravam nessas áreas foram morar em conjuntos habitacionais construídos na região do Jaraguá, mas com a atual gestão do prefeito José Serra a obra foi completamente abandonada e permaneceu imexível e sem nenhuma continuidade, assim muitas das famílias que tinham sido removidas são constituídas de pessoas humildes e carentes e/ou desempregadas e não tinham condições financeiras de pagar contas de luz, água, taxa de condomínio, etc...,por isso quando a obra foi completamente abandonada na gestão de José Serra muitas famílias voltaram ao bairro e reocuparam as áreas abandonadas construíndo novas moradias.Até os dias de hoje com atual gestão de Gilberto Kassab a situação encontra-se no estado de precariedade e abandono total e várias famílias continuam ainda voltando ao bairro ocupando áreas as que já tinham sido desocupadas, pois a obra de urbanização do bairro permanece estagnada.
Já a favela do flamengo que esta instalada no alto da cabeceira do córrego guaraú a 100 mts da boca adutora da sabesp ao é da serra da cantareira. Para a construção de toda a obra do sistema cantareira (ETA) em meados de 1969 era escassa a mão de obra nos trabalhos pesados para a construção da obra e para isso foi necessaria a vinda dos trabalhadores de outros estados centro oeste e norte nordeste que em busca de melhor renda buscavam trabalhos na cidade de são paulo, muitos dos funcionários que trabalharam na obra por falta de melhores recursos e alternativas acabaram por construirem as suas moradas muito próximas ás margens do córrego do GUARAÚ e de forma retilinea, e assim a favela foi descendo curso abaixo e contornando em paralelo toda a extensão do córrego no eixo central do bairro e se unindo as outras favelas do jardim peri velho e a do sucupira que fica na parte mais baixa do bairro...
Robinson Dias_abril 2007
3 comentários:
MALUF E O JARDIM PERI SÃO DOIS LIXOS !!!
ESSA É A REALIDADE !!!
Teu c. arrombado...
Pois eu morei próximo em 74 e a favela do flamingo já existia inclusive era dos 2 lados da estrada de Santa Inês depois o lado direito foi desapropriado
Postar um comentário