Moradores se dizem indignados pela piora gradativa no atendimento da prefeitura e da SABESP.
O Córrego Guaraú no Jardim Peri foi transformado em uma fossa a Céu aberto.
JP\Repórter: Cidadão
O córrego Guaraú, que passa atrás do posto de Saúde do Pery, entre as avenidas’’ Pery Ronchetti e Condessa Amália Matarazzo, no bairro Jardim Pery, foi totalmente transformado em verdadeira lixeira e uma fossa a céu aberto. Os mais prejudicados têm sido os moradores próximos ao local, que são obrigados a conviver com o mau cheiro diário devido à grande quantidade de lixo e do esgoto a céu aberto.
O morador Joel Soares Ferreira, 44 anos, reclama que a situação piorou muito nesses últimos anos, segundo Joel’’ A Sra. minha mãe, (Dona. Aparecida, mal pode se locomover ou andar de sua residência para a igreja, supermercado ou na casa de um vizinho, pelo o motivo deste verdadeiro esgoto a céu aberto, a rua esta totalmente interditada, num verdadeiro lamaceiro.
Pessoas de outras localidades que passam pelo local também dizem estar incomodadas com o problema. O aposentado Sr. Hermes Siqueira Fafer, 68 anos, é um deles. Ele conta que mesmo não sendo morador do bairro, tenta, há muito, colaborar com meios de solucionar a questão caótica encontrada na rua Brasiluso Lopes.
Segundo o aposentado, por várias vezes, cobrou em pedidos aos serviços de atendimento da prefeitura ‘’ 156 ‘’ e via internet, reclamou á Coordenadoria das subprefeituras, e pessoalmente com alguns vereadores da cidade e até hoje nada conseguiu. Diz que enquanto o mundo luta para preservar o meio ambiente, aqui no Jardim Peri, a destruição é total. O córrego foi transformado em uma via de descarga de lixo, esgoto e rede de transmissão de doenças.
INDIGNAÇÃO A dona-de-casa Valdirene Almeida, 46 anos moradora na rua Edgar Salles, é uma das mais indignadas com a situação.’’ As crianças vivem correndo perigo de contrair doenças, já que quando não estão na escola, brincam próximo ao local. Valdirene conta que o córrego passa nos fundos de sua residência e por isso, tanto ela como as crianças estão reféns dessa situação de abandono a quase 8 anos. Minha casa é invadida por moscas e pernilongos, O córrego vive constantemente assoreado e já esta sem ser limpo a mais de 2 anos, lotado de lixo o mau cheiro constante é insuportável”.
. “Quando o sol está quente, a situação piora. Há muito tempo sofremos com essa situação. Não temos nem prazer de nos alimentar direito”, conta, ressaltando que por várias vezes, representantes da regional casa verde e da SABESP estiveram no local prometendo limpeza e a construção de uma obra de rede de esgotos na área, mas nunca cumpriram a promessa. “Eles só vem aqui na época da eleição e depois não voltam mais. Estamos cansadas de cobrar e de esperar”, completa a Sra. Valdirene.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SMSP), através da Assessoria de comunicação da prefeitura responde que uma obra de infra-estrutura esta para ser iniciada no Bairro do Jardim Pery. Canalizando o Córrego Guaraú o grande problema da região será resolvido. Essa de reurbanização no bairro certamente trará a melhora significativa para todos.
A SABESP, afirma a retirada do esgoto a céu aberto com a construção da Caixa elevatória na Rua Brasiluso, mas o problema de inundações da desta via de problema da prefeitura, só mesmo o rebaixamento da calha do córrego resolveria de vez os problemas.
Robinson Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário