Uma obra na rua Brasiluso Lopes no Jardim Pery/ZN mantém a via interditada a mais de 9 meses e atrapalha a rotina de moradores e pedestres.
Moradores da Rua Brasiluso Lopes e entorno no Jardim Pery/ZN sentem-se injustiçados com os incômodos sofridos devido à má condução da construção de uma rede elevatória de esgotos. Iniciada em agosto de 2007, a obra é uma antiga reivindicação de moradores locais, e de extrema urgência e necessidade básica. O fato é que, as redes coletoras existentes da SABESP, são bem insuficientes para se fazer a coleta de esgoto das residencias, sendo parte delas obrigadas ainda a despejar tudo á ceu aberto no meio da via, ao todoas são cerca de mais de 50 residencias na mesma situação e a rede elevatória construida visa suprir a demanda. Mas apopulação por sua vez reclama da demora na entrega da obra que expirou no primeio prazo e segue para a segunda.
Esta obra começou a ser construida após mais de 12 anos de pressão da comissão de moradores do Jardim Pery, pois é de extrema urgência e necessidade básica..
No inicio o contrato para a construção da elevatória que nos foi mostrado tinha prazo para terminar no dia 23 de dezembro de 2007, mas expirou e ainda não foi entregue, a obra continua sem placa e data para terminar. Após os nove meses, com quase quatro meses vencidos no prazo todos sabem que as caixas já estão prontas, com as bombas e as tubulações instaladas, tampas das galerias fixadas e o piso já concreta do e nivelado só falta asfaltar e liberar a via, mas o próximo passo que seria a construção dos novos ramais coletores da SABESP que o projeto inicial visava construir ainda não foram começados, e nem anunciados deixando moradores indignados com o descaso e sem rumo certo..
Moradores desconfiam de manobra e uso político na condução da obra .
‘’Só para construir a caixa demorou nove meses, agora quero saber quanto tempo demora para a SABESP fazer a sua parte, e a prefeitura a dela, será que irão esperar a eleição pra entregar a obra? Indaga a dona Josefa, outra moradora indignada.
É grande a insatisfação da população diante da postura adotada pelos órgãos envolvidos na construção da elevatória, querendo se utilizar politicamente da situação e interferindo ai nas datas de entrega da obra sem considerar a urgência da obra para o beneficio exigido.A moradora Luisa Scioli confirma que a obra vem tomando um rumo muito estranho e incerto, pois na fase terminal que se encontra já devia ter sido entregue ao menos um lado da pista para liberar o transito que é precário, mas por motivos desconhecidos a via continua interditada, por causa disso a minha calçada virou passagem de motos e ouro veículos que ainda consigam passar. Será que vai haver festa para comemorar esta obra sem acabamento e meia – boca?. Reclama.
Presente no local, vê-se que a obra esta mesmo parada, com apenas dois funcionários para fazer a guarda do local, e os serviços pertinentes á obra estão paralisados.
É comum ouvir moradores se queixarem da falta de redes de encanamentos de esgotos, pois trazem muitos problemas de saúde ás pessoas, principalmente crianças, o mau cheiro exalado é insuportável, uma situação de descalabro. Se a obra é para suprir o problema do esgotamento a SABESP já devia no mínimo ter anunciado novo prazo de término da obra e já começara a ligar as redes domésticas á caixa coletora...
‘’Metades das residências aqui na rua Brasiluso Lopes não estão conectadas á rede da SABESP e a demora da cognição deve-se ser mais bem avaliada vista que uma emergência desta jamais devia servir de manobra política.’’ Foi o que disse o morador Hugo de Oliveira, ele reside a 27 anos no bairro, e assiste de camarote o problema da Rua Brasiluso. Hugo vê também algo de estranho no destino da obra, Ele disse ainda,; ‘’ Já fazem mais de 20 anos que a falta de esgotamento sanitário degrada nosso meio ambiente regional e o nosso bairro serve de passagem de esgotos por culpa da SABESP, isso desvaloriza nossos imóveis e traz doenças para as crianças no contato com a água podre que corre a céu aberto . Enfatiza.
Segundo encarregados da firma’’ Parâmetro’’ (empreiteira contratada) a caixa esta pronta, mas as redes a serem usadas são d responsabilidade da SABESP, segundo ele, serão ás mesmas antigas e já existentes que eram utilizadas para a coleta, são feitas em cerâmica e com mais de 40 anos de uso e estando provavelmente deterioradas, a prova disso são os vazamentos espalhados por todos os cantos com cheiro insuportável. ‘’Não sei como agüentamos em todos esses anos viver no meio desta pocilga, uma rua abandonada com todo tipo de falta de atendimento público, é mau cheiro, lixo, buracos e agora ter essa obra acabada esperando pela inauguração e só depois o direito á ligação... Afirma.
Outro fator a ser considerado no local é que devido o mau acabamento da obra, há possas de água parada servindo de criadouros de mosquitos da dengue..
Esta redação sente-se também indignada e com muito descontentamento para com o atendimento dos órgãos envolvidos na obra da rua Brasiluso Lopes e outro afazeres para todo o bairro do Jardim Pery. Nascidos, crescidos e vividos no Pery- podemos afirmar que desde a fundação do nosso bairro o atendimento sempre foi de forma precária, e não é só pela falta de esgotamento sanitário, como fazemos as nossa denúncias, mas também pela falta de segurança, áreas de lazer, melhor escola, oficinas de lazer e praças de esportes para todas as idades, afinal de contas o site que nasceu junto a ‘’Comissão de moradores do Jardim Pery’’. Deixa aqui o alerta para que se numa obra desta, algum político vir se beneficiar pela sua feitura faremos aqui nosso protestos por estes outros benefícios acima citados.........
O bom governo é aquele que faz e não az propagando pelo que fez, é aquele pai que quando compra alimentos para os seus filhos não espera para que todos vejam para daí dar de comer á eles....
O bom governo é aquele que supera as expectativas e quando faz, faz porque cumpre o dever e nunca por pressão de uma ou outra fonte de poder, pois se assim for continuaremos sempre a esperar para que os benefícios cheguem aos bairros da periferia...
É uma vergonha ter quase que ser político para se conseguir uma simples troca de uma tampa de um bueiro, a varrição de uma rua ou a instalação de uma placa é’’ proibido jogar lixo’’ e a coleta seletiva de materiais recicláveis sendo esta uma obrigação do estado efetuar antes que o cidadão perceba a sua ausência........
Robinson Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário