Obras de canalização do Córrego Guaraú beneficiam a Zona Norte
Um trecho de 150 metros do córrego Guaraú, junto à Avenida Peri Roncheti (jd. Pery), está sendo canalizado pela SIURB, a obra vem sendo feita em caráter de emergência para atender á uma antiga reivindicação de moradores, e resolver problemas de drenagem e esgotamentos sanitários. O novo trecho, iniciado no mês de julho de 2007 continua em andamento, a nova etapa irá canalizar mais 480 metros, a partir da pracinha do Peri até próximo ao final da Rua Brasiluso Lopes na comunidade do Flamengo. O prazo de término é para o segundo semestre de 2008, orçado em R$ 10 milhões.
Paralelo a canalização, será implantado um sistema viário com duas pistas laterais ao córrego, uma em cada sentido do trânsito. O córrego Guaraú é afluente do Cabuçu de Baixo e já foi parcialmente canalizado por intermédio do Programa de Canalização de Córregos, Implantação de Vias e Recuperação Estrutural e Social de Fundo de Vale (Procav II). Este programa tem a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A parte restante á ser canalizado.Moradores, comerciantes e simpatizantes do Jardim Pery clamam por tudo o que signifique melhorias para esta parte do bairro, que desde a sua fundação tem sido esquecida. A expectativa é muito grande e esperada, pois a situação deixada acabou desvalorizando o bairro financeira e esteticamente, principalmente as residência fixadas próximas ao leito dos córregos Guaraú e da Vila Amália. Unanimemente, a população após toda a mobilização tem tido seu momento de descanso e esperam agora o andar da carruagem. Espero que desta vez a obra conclua o que é preciso nesta parte do córrego, já estou cansada de sofrer neste lugar de tanta enchente, reclamou Moacyr-outro antigo Morador. da arua Brasiluso.
Moradores reclamam que foram pegos de surpresa desta vez. ‘’A remoção das moradias que era feitas sempre de baixo para cima, mas foi invertida desta vez, de repente meu barraco estava para ser derrubado, não sei bem o que vou fazer com meus R$5.000.00 reais, to sendo obrigado a sair mas não queria. Disse morador descontente que prefere não se identificar.
Na cidade de madeira, uma comunidade de cerca de mais de 150 barracos estão sendo retirados pela ação de equipes da defesa civil da regional casa verde, para posteriormente a obra de a canalização ser iniciada.
A redação, que presente á cena de destruição em meio as sobras da ação de anteontem das equipes da defesa civil- da regional casa-verde. Presenciou esta situação de ‘’Pós retirada’’ de algumas moradias ás margens do Guaraú. Segundo Ainton- coordenador da defesa civil são :172 barracos- sendo desta vez inicado a remoção em sentido inverso, ou seja vindo do curso de cima do córrego para baixo. Moradores á,margem direita do leito já vêem a luz no fim do túnel. Foi o que disse, Bernardo Dias, 45, morador da brasiluso a 22 anos.. outros moradores que procuraram a nossa reportagem fizeram questão de informar sobre estarem confiantes que desta vez a obra sai.. ‘’ Desde os meus 17 anos que eu ouço falar sobre a canalização deste córrego, hoje tenho 57 e agora sim estou vendo na minha frente a evolução chegando, apesar de estar com todo o andar térreo da minha casa interditado por causa da enchentes há mais de dois anos, estou contente de ver a obra começando, vamos ver''. Disse Dona Cida da Rua Brasiluso Lopes, nº. 256. Ela que vem busacndo soluções junto aos ´rgão do municipio é conhecida por sua garra e determinação no embate que que travado para que a obra fosse de vez iniciada..
Textoe fotos: ®jdpery.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário